O Google é a empresa de internet de maior sucesso da atualidade. Mas a companhia, famosa por seus serviços de busca, não chegou onde está sem correr riscos – e alguns deles revelaram-se verdadeiros fracassos. Confira abaixo 5 serviços que fizeram o Google jogar o investimento no lixo.
Google Labs
Era um site do Google para apresentação de novas tecnologias que a empresa estava desenvolvendo. Eram tantos recursos agregados que se tornou uma verdadeira bagunça, difícil de ser entendido. Foi criado em 2002 e acabou sendo descontinuado em 2011.

Acabou pois, muitos recursos foram se integrando a outros serviços, como o Gmail, e foi perdendo o sentido manter o Labs no ar.Havia bastante potencial, talvez se funcionasse de forma mais limpa e organizada. A integração no Gmail é aproveitada por muitos usuários, foi um bom caminho a se seguir.
Google Wave
O Wave também era do tipo que possuía vários recursos, e no final das contas muita gente nem sabia exatamente para o que ele servia. Era uma mistura de e-mail e chat com recursos de rede social, que era divertida para quem usava, mas não despertou muito interesse do público. Durou menos de três anos, de 2009 a 2012.

Acabou por falta de adesão de público. Todos os recursos que ele possuía já eram mais utilizados até mesmo em outros produtos do Google, como o Gtalk e Gmail. Mas foi importante para a reformulação de grande parte dos produtos da empresa.
Não havia potencial como ferramenta única, mas foi muito importante. Não conseguiu substituir outras redes sociais ou serviços de chat, mas toda a experiência nele foi utlilizada em serviços como o Gmail, Google Drive e Google+.
Google Video
Era o serviço próprio de vídeos do Google. Era um pouco lento, não fez muito sucesso e penou para se manter ativo. Logo a companhia percebeu que seria melhor investir na compra de uma ferramenta consolidada. Viveu de 2005 a 2012.

Fechou as portas pois o Google resolveu comprar o YouTube, e isso foi o suficiente para decretar a falência do Video. Não havia motivo para manter duas plataformas iguais, se o site recém-comprado era maior, melhor e mais famoso. Haveria potencial apenas se o YouTube não existisse.
Google Buzz
Era basicamente o Twitter do Google. A rede de microblogs começou a fazer sucesso e a gigante das buscas não quis perder tempo, correndo atrás do prejuízo. Falhou vertiginosamente e durou apenas um ano, encerrando em 2011.
Acabou por falta de adesão, falta de uso… Falta de tudo. Havia pouquíssimo potencial, o Twitter já existia e estava em ascensão. O pouco de útil do Google Buzz hoje está em ferramentas como o Google+, reformulando e readaptando o necessário.
Google Reader
Era a mais recente vítima da “limpa” do Google. O agregador de RSS imperava no mercado e era o mais utilizado do mundo. Porém, esse tipo de serviço acabou se tornando desinteressante para a empresa, e a melhor solução foi eliminar de vez.

A empresa alegou diversos motivos por ter acabado. Entre eles, uma queda constante no número de usuários ativos, a falta de novas adesões e a equipe responsável, que seria mais útil em outras áreas. Era o maior entre os serviços do tipo, com certeza. O fim do Google Reader acabou sendo útil para outras ferramentas do gênero crescerem, como o Feedly e o Digg. De quebra, ainda reacendeu o uso dos feeds de notícia, despertando o interesse de empresas como o Facebook.
Mesmo sendo uma das empresas mais valiosas do mundo, a Google também comete seus deslizes. Esses imprevistos são oportunidades para as empresas reavaliarem a direções de seus negócios e olharem um pouco mais as necessidades do consumidor, que é a razão disso tudo.
FONTE: Pop
Institucional
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